Vermeer (Wiki), pintor da Época de Ouro Holandesa, é o autor de inumeras pinturas de elevada importancia para a Arte. Suas obras conhecidas pelas cores transparentes, pelo cuidado na composição e pelo uso da luz, supondo-se que usava um jogo lentes para observar os objectos. Pintava essencialmente retratos, sendo que um dos mais conhecidos é “Rapariga com Brinco de Pérola”.
(Óleo sobre tela, 44.5 cm × 39 cm, 1665, actualmente exposto Mauritshuis, Haia)
Tracy Chevalier, devido à falta de informação sobre a pintura, escreve um romance histórico, adoptando o mesmo nome do quadro.
A jovem seria uma criada protestante, cuja família protestante cai na pobreza e na miséria. Griet ter-se-ia visto assim obrigada a servir em casa do pintor católico. Tímida e trabalhadora, mas fascinada pelo ambiente artístico, pelas cores e tintas, pela criatividade, a jovem oscila entre o encanto e sedução de Vermeer e a vida puritana ao lado do filho do homem do talho. Assediada pelo mecenas do patrão, e fugindo das más-disposições da esposa do pintor, Griet vai cumprindo obedientemente as suas tarefas.
Eis versões mais recentes do Quadro:
Com um Marcador Faber Castel:
MM
Sem comentários:
Enviar um comentário